Blog NeoImagine
Criação

Síntese.eco, moda sustentável e a nossa estampa no mês de Novembro

Está saindo do forno o resultado de uma parceria do nosso estúdio com a marca Síntese.eco

Para quem ainda não conhece a Síntese, ela é uma marca que defende que, o que você veste demonstra ao mundo quem você é e no que você acredita. Ela levanta a bandeira de moda sustentável, valorização da arte independente e contribuição social.

A nossa Head de Design, Naiara Peasi foi quem criou a estampa que eles vão lançar ainda esse mês, e todas as vendas geradas a partir dela, será doada para a instituição que a Síntese.eco ajuda.

Então ela aproveitou e fez uma entrevista super bacana com a Izis Bispo, fundadora da marca, confere aí em baixo 😉

1 – Porque você abriu a Síntese.eco, o que te motivou?

Em 2016 eu estava prestes a fazer 30 anos e comecei a revisar várias áreas da minha vida. Eu trabalhava com comunicação corporativa e havia deixado de lado alguns sonhos pessoais. Eu sempre quis fazer a diferença no mundo mas acabei por caminhos muito diferentes dos que queria trilhar. Um dos meus sonhos era conhecer a Europa, assim, fiz uma viagem para a Espanha e lá conheci um brechó chamado Humanas, eles unem a questão do consumo consciente na da moda (comprar roupas usadas também é uma forma de trabalhar em prol da sustentabilidade) e também fazem ações sociais com o dinheiro arrecadado com as vendas. Quando voltei para o Brasil comecei a pensar em algo que eu pudesse empreender e sair do mercado corporativo, mas que pudesse ter em sua essência a sustentabilidade e uma função social. Assim, montei o esboço do que seria a Síntese e mostrei para alguns amigos, que acharam a ideia boa e me incentivaram a seguir.

2 – Como você conheceu a malha de pet?

Além dos conhecimentos sobre moda sustentável que adquiri nos dias que passei na Espanha, quando eu trabalha com comunicação empresarial também tive contato com desenvolvimento de produtos. Assim, pesquisando alguns fornecedores e empresas descobri que aqui no Brasil já haviam empresas produzindo esse tecido.

3 – O que você acha do mercado de vestuário e mais especificamente de camisetas, é mais competitivo? Como faz pra se diferenciar?

Minha formação não é na área de moda, então meu conhecimento é muito de consumidora também. Acredito que por ser uma peça democrática, as camisetas sempre terão espaço no guarda roupa das pessoas, queria elas sejam jovens, velhas, homem ou mulher. Sigo também o pensamento do Oceano Azul (livro que todo empreendedor deve ler), prefiro pensar que tem público para todos. Sobre nossos diferenciais, existem marcas que já fazem camisetas com a malha PET, outras que fazem parcerias colaborativas com artistas e também as marcas que fazem o 1 por 1 porém, nenhuma delas tem defendem esses três ideais como a Síntese.eco.

4 – Você acha que essa é uma boa maneira de reciclar garrafas pet? Imagina isso em uma grande escala no futuro?

Sim, acredito que encontrar formas criativas de reciclar plástico e também diminuir o consumo desse material são atitudes que precisam ser tomadas por todos o quanto antes. Por ano, 8 milhões de toneladas de plástico são despejados nos oceanos. Uma garrafa PET leva 400 anos para se decompor. Diante desse cenário acredito que temos sim ainda muita matéria prima reciclável para nossas peças. De qualquer maneira, eu ainda preferia ter o “problema” de não ter lixo para reciclar pois isso seria um sinal da mudança que tanto quero ver no mundo. Nesse caso, acharíamos outras formas de produzir roupas sustentáveis, com outros tipos de tecnologias que já começam a surgir.

5 – E por fim, a Síntese além de ecológica também tem um projeto social, vocês ajudam crianças carentes com as vendas diretas de camisetas, como é isso?

Temos como inspiração a marca TOMS, eles que começaram com esse conceito de 1 por 1 quando vendiam apenas sapatos (para cada sapato vendido outra era doado). Achei a ideia incrível e quando comecei a desenvolver o projeto da Síntese.eco quis colocar isso de cara. A questão é que, quando você começa a conhecer os problemas reais dessas pessoas as coisas começam a mudar. Na nossa primeira doação de camisetas vimos que no local onde fizemos as doações eles necessitavam de muitas outras coisas para as crianças, além de roupas somente. Sendo assim, ampliamos nosso portfólio de produtos à venda e nossa forma de doação. Continuamos doando uma camiseta para cada camiseta vendida, mas para os outros produtos (bolsas, cadernos, canecas) nós doamos uma porcentagem em dinheiro para as instituições. Nossa contribuição ainda é pequena, devido ao nosso baixo faturamento, mas estamos tentando fazer nossa parte.

Fundadoras da Síntese.eco – @sintese.eco no Instagram.

@salazarka                                                    @izisbispo