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Empreendedorismo

Nora e sogra empreendem com acessrios de moda

Voc abriria um negcio com a sua sogra ou sogro? E com a sua nora ou seu genro? Empreender com negcios familiares no simples. Exige muito profissionalismo e gesto. Mas Giorgia Polato, 22, e Maribel Maia, 53, toparam o desafio. Em 2013, decidiram tirar do papel uma ideia que era assunto frequente nos encontros de famlia: abrir uma loja de acessrios de moda. Em menos de seis meses, colocaram a La Petite Fleur em operao, empreendimento que vende 700 peas por ms, por meio de um e-commerce e um pequeno espao em loja fsica colaborativa.

Alguns produtos oferecidos na loja virtual

Giorgia tinha somente 19 anos quando decidiu fundar o negcio com a me de Michel, seu namorado desde os tempos do colegial. Eu sempre gostei muito de bijuterias, acessrios e moda. E tinha o costume de mostrar sites de outros pases para a Maribel, diz a jovem, que, na poca, estava iniciando o curso de contabilidade na universidade. Maribel, que durante o seu tempo de faculdade tinha o costume de fazer e vender artesanato, pensava com frequncia na ideia de voltar rea. Eu sempre falava para a Giorgia: Vamos abrir uma loja?. At que um dia ela topou e a gente realmente abriu, diz

Foram seis meses e um emprstimo de R$ 1100 para colocar o e-commerce em operao. No incio da empresa, a La Petite Fleur apenas revendia acessrios prontos, comprados pelas duas empreendedoras em diferentes regies de So Paulo, para os seus clientes. Com o tempo, sentiram a necessidade de alterar o seu produto, e comearam a produzir elas mesmas as peas que vendiam no site.

A gente percebeu que era possvel montar produtos bacanas com materiais nacionais, afirma Giorgia, que comeou a desenvolver diferentes acessrios ao lado de Maribel. Durante trs anos, ela tocou estudos, estgio e a administrao do seu e-commerce ao mesmo tempo. Em maro de 2016, decidiu deixar o emprego para tocar somente a sua loja. Quis aproveitar o crescimento que tivemos em 2015 e no deixar a crise nos afetar, diz.

Trabalho em equipe

Para dar certo, desenvolveram um modelo em que dividem as tarefas do negcio entre as duas. Giorgia responsvel pelas finanas e marketing da empresa, enquanto Maribel diretamente encarregada por criar e produzir as peas. As duas se dividem no relacionamento com o cliente e logstica e uma terceira pessoa responsvel pelas redes sociais da empresa.

Mesmo assim, ns buscamos tomar quase todas as decises juntas. Se uma no concorda, a outra tenta achar o meio-termo, diz Giorgia. Segundo sua sogra, elas nunca brigaram ao longo desses quatro anos de empresa. A gente se complementa. Ela jovem, cheia de ideias e eu sou mais experiente, com um conhecimento na rea que ela est tendo agora, afirma Maribel.

Em mdia, elas produzem mais de mil produtos por ms, todos artesanalmente. Desde 2015, quando tiveram um aumento no faturamento de 40%, a empresa vende at 700 produtos mensalmente em todo o pas, somando as vendas do comrcio eletrnico e de um espao na loja colaborativa Endossa, localizada na regio da Rua Augusta, na cidade de So Paulo, onde expem seus produtos.

Apesar dos mais de 200 produtos que j criaram para a loja, a pea mais conhecida da La Petite Fleur o modelo choker, ou gargantilha. Sem dvidas, o nosso carro-chefe, diz Giorgia. Nas redes sociais, clientes e influenciadores digitais adotaram o produto que, segundo a empreendedora, no tem gnero. So modelos para quem quiser usar. A estratgia em aes de marketing em redes como Instagram tm feito parte do planejamento da empresa desde o incio – e seguem para 2017. “Queremos criar um canal de relacionamento com o nosso cliente, seja quem ele for.”

Fonte: Revista PEGN

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