Blog NeoImagine
Dia-a-Dia Dicas Empreendedorismo

Cataki – Design ajudando pessoas

Cataki – Um exemplo de como o design pode ajudar as pessoas (e o mundo).

O aplicativo Cataki é um exemplo de como o design pode ajudar nossa sociedade em diversos aspectos. Desenvolvido de forma colaborativa e sem fins lucrativos, o aplicativo tem a missão de unir produtores de resíduos recicláveis (empresas ou pessoas comuns) com catadores e cooperativas (os maiores responsáveis pela coleta destes itens).

Se a ideia por si só já possui um grande impacto, o design do projeto (site, aplicativo, peças explicativas) facilita seu uso por diversas pessoas e potencializa a divulgação da iniciativa. Isso mostra como a elaboração de uma interface pensada nas pessoas e peças que unem design com um tom didático, fazem toda a diferença:

Então se sua empresa, comércio ou residência possui resíduos como: vidros, garrafas, metais, papéis ou até mesmo móveis e entulhos pode acionar os catadores e cooperativas que vão retirar os itens sem nenhum custo. Você acaba ajudando na rentabilidade desses trabalhadores e no descarte correto desses materiais.

Vamos participar?

  1. Baixe o aplicativo gratuito em seu celular (Apple) – (Android). Através dele você pode contatar catadores ou cooperativas já cadastrados e destinar de uma forma correta, gratuita e sustentável seus resíduos recicláveis.
  2. Se aquele catador que sempre anda por aí ainda não é cadastrado, você pode ajudar ele a se cadastrar, usando seu celular acesse o site (cataki.org) e ajude a aumentar o cadastro de coletores.
  3. Espalhe a notícia, use as redes sociais, ou se possível ajude na produção de adesivos (clique aqui) ou panfletos (clique aqui).
  4. É Programador ou Designer? Você pode ajudar com melhorias na interface, funcionalidades ou peças de divulgação.

Acesse o site oficial do projeto para obter informações completas: cataki.org